Informação sobre suplementos alimentares para ganhar massa muscular, suplementos alimentares para emagrecer e engordar. Descrição das lojas online onde comprar mais barato, identificando todas as propriedades dos melhores suplementos alimentares existentes no mercado.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Suplementos alimentares - o que são

Inicialmente os suplementos alimentares foram produzidos para serem práticos, terem volume reduzido em relação à disponibilidade de calorias e fornecerem macro e micronutrientes isolados, não encontrados na natureza sob a concentração ou com a bio-disponibilidade desejada. Os suplementos alimentares surgiram com o objetivo principal de suprir as deficiências alimentares nas dietas de atletas de alto nível, visto que estes obtinham um substancial avanço nos seus resultados quando além de uma dieta balanceada se valiam de tais suplementos para suprir carências especificas da dieta. O Avanço de tais suplementos foi permitindo uma otimização nos resultados e desempenho dos atletas, uma vez que os suplementos proporcionavam recuperação muscular mais rápida, crescimento e fortalecimento muscular e promoção do bem geral do organismo, permitindo treinos mais longos, intensos e conseqüentemente melhor aproveitamento e melhora drástica nos resultados obtidos nas competições. Suplementos são na maioria das vezes vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação. Importante para pessoas com carências nutricionais e também para praticantes de atividade física ter um melhor desempenho ou repor perdas nutricionais durante essa prática. Muito utilizados atualmente, os suplementos alimentares podem trazer grandes benefícios ao corpo, como ganho de massa muscular magra, redução de colesterol, aumento do metabolismo das gorduras e etc. Em 1998 o Ministério da Saúde no Brasil baixou a portaria de nº 222 legalizando a comercialização dos suplementos. Para isso, algumas regras foram estipuladas e os produtos foram classificados da seguinte forma.

Repositores Hidroeletrolíticos: tem como objetivo hidratar, devido às concentrações variadas de sais e carboidratos;

Repositores energéticos: são compostos por carboidratos (maltodextrina, frutose, glucose desidratada) e têm como objetivo melhorar o aporte de energia, mantendo dessa forma as reservas corporais de carboidrato e retardando a fadiga;

Alimentos protéicos: são compostos por proteínas e devem conter no mínimo 50% de proteínas na composição, sendo 65% destas de alto valor biológico (clara de ovo desidratada, Whey Protein, Leite em pó, caseinato de cálcio são alguns exemplos). Nesta categoria incluem-se as proteínas hidrolizadas, ou seja, as proteínas que já estão na forma de aminoácidos.

Aminoácidos de cadeia ramificada: são produtos formulados com concentrações variadas dos três aminoácidos (leucina, isoleucina e valina) e são fonte de energia para o músculo, pois são absorvidos diretamente pelos mesmos e atuam no processo de definição e recuperação muscular. A Creatina, Glutamina, L-Carnitina, HMB e o próprio BCAA são conhecidos como recursos energéticos e, tem como objetivo melhorar a performance dos praticantes de atividade física e atleta e são indicados como substitutos naturais dos "anabolizantes", que são substancias proibidas e causam efeitos colaterais gravíssimos, podendo até mesmo levar á morte. Contudo, o objetivo dos suplementos alimentares é melhorar a performance do atleta ou praticante de atividade física de forma natural, sem causar danos à saúde.
Índice dos artigos relativos a Suplementos Alimentares