Informação sobre suplementos alimentares para ganhar massa muscular, suplementos alimentares para emagrecer e engordar. Descrição das lojas online onde comprar mais barato, identificando todas as propriedades dos melhores suplementos alimentares existentes no mercado.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Proteinas como suplemento alimentar

As proteínas são formadas através do encadeamento de aminoácidos, são compostos orgânicos com alto peso molecular. As proteínas são classificadas em três grandes grupos:
  • Proteínas simples também são homoproteínas e se constituem com aminoácidos. Fornecem com exclusividade uma mistura de aminoácidos através da hidrólise. As albuminas e as globulinas são exemplos de proteínas simples, as primeiras se encontram nos animais e vegetais, possuem menos peso molecular e são solúveis na água, um exemplo de albuminas é a albumina da clara do ovo e do plasma sanguíneo. Já as globulinas só são solúveis em água salgada, geralmente encontradas em animais e vegetais, embora possua um peso molecular mais elevado, exemplos de globulinas são fibrinogênios e anticorpos. As proteínas fibrosas são insolúveis na água e na maioria de solventes que são orgânicos, são encontrados apenas nos animais e possui peso molecular muito elevado, exemplos desse tipo é a queratina, o colágeno e a elastina.
  • As proteínas conjugadas são aquelas constituídas por aminoácidos e outro componente chamado grupo prostético que não é protéico. Nas proteínas conjugadas têm-se lipoproteínas (encontradas na membrana celular), nucleoproteínas (ribonucleoproteínas), fosfoproteínas (caseína), cromoproteínas (hemoglobina) e glicoproteínas (mucina).
  • As proteínas derivadas são formadas a partir de outras através da hidrólise ou da desnaturação, exemplos desse tipo de proteína são as proteoses que são formadas durante o processo da digestão.
As proteínas são agrupadas em diversas categorias e de acordo com a função, e desempenha funções enzimáticas, hormonais, estruturais, de defesa, nutritivas, transportes e coagulações sanguíneas. Na função hormonal são caracterizados os hormônios que são elaborados pelas glândulas e quando lançadas no sangue estimulam a atividade de alguns órgãos. Na função enzimática toda enzima é uma proteína. As enzimas regulam as reações biológicas. Na função estrutural entra a actina, colágeno, albumina e queratina. Na coagulação sanguínea diversos fatores possuem natureza protéica como a globulina. No transporte a hemoglobina que é a responsável pelo transporte do oxigênio no sangue. Na função nutritiva as proteínas são fonte de aminoácidos que podem ser oxidados como fonte de energia no sistema respiratório. Na função de defesa as células reconhecem as proteínas estranhas e produzem proteínas de defesa que são chamados de anticorpos.
Índice dos artigos relativos a Suplementos Alimentares