A creatina (também conhecida por outras designações como creatina monohidratada, creatina pura, monohidrato de creatina) é um suplemento alimentar muito conhecido e falado, nos últimos anos, principalmente no mundo da musculação, sobre os seus efeitos no corpo durante o treino e após o treino.
A creatina é um suplemento alimentar composto de aminoácidos existentes no cérebro e nas fibras musculares. É uma substância natural que existe na carne e no peixe. Também é produzida pelo corpo humano (nomeadamente, pelo fígado, rins e pâncreas).
Em competição, quase todos os atletas consomem este suplemento alimentar, a sua venda é livre em qualquer estabelecimento comercial. Existem estudos que demonstram a eficácia da creatina nos treinos de musculação e outros exercícios de resistência, principalmente no aumento da força e da capacidade física para resistir mais tempo.
A creatina aumenta a força porque tem um papel muito importante na transferência de energia dentro do corpo humano, onde combina com o fosfato e cria a fosfocreatina que produz a energia repentina. A falta deste elemento leva à fadiga muscular mais rapidamente.
Como suplemento alimentar, após o treino de musculação, a creatina permite uma recuperação mais rápida e ajuda no aumento da massa muscular, durante esta fase de repouso.
Os efeitos secundários da creatina situam-se nos rins, que podem ser afectados em caso de consumo em excesso ou por períodos prolongados.
Há também quem utilize creatina em crianças e adolescentes, com benefícios em alguns problemas que surgem nestas idades.
Existem várias formas de creatina no mercado, mas as mais utilizadas são a creatina líquida e creatina em pó.
Antes de comprar qualquer tipo de suplemento alimentar de creatina, informe-se com um nutricionista sobre a necessidade no seu corpo e a forma de consumir.
Consulte também as perguntas e respostas sobre a creatina.
Consulte também as perguntas e respostas sobre a creatina.